Você vai amar: 6 Super dicas para otimizar o espaço do seu apartamento

Não se preocupe, não queremos que você se desfaça da sua mobília e reduza a um colchonete e um micro-ondas (kkkkk), pelo contrário. Vamos te ajudar a ter o ambiente perfeito utilizando bem os espaços.

Por mais minimalista que seja nosso estilo de vida, sempre acabamos com um monte de pertences armazenados. E não queremos dizer só roupas e sapatos, não! Toalhas, produtos de limpeza e utensílios domésticos também precisam de um espacinho. Sendo assim,  devemos aproveitar cada cantinho do apartamento, até os menos prováveis.

Afinal sempre tem aquele lugar que não é aproveitado e pode render ótimas soluções criativas: armários nas quinas, prateleiras próximas do teto, aquele vão embaixo da escada… O importante é soltar a imaginação e não desperdiçar nada!

Vamos as 6 super dicas:

1. Elimine o que não é mais necessário

 Faça uma separação de tudo aquilo que você não usa mas mantém lá guardadinho para o famoso “ vai que um dia…” mas sejamos sinceros, esse dia nunca chega.

Esse “exercício” de desapego já vai liberar um espaço até então desconhecido por você no seu próprio apartamento.

Faça esses exercícios em outros espaços, por exemplo, na cozinha também juntamos utensílios desnecessários e que ocupam grandes espaços, analise se cada um é realmente útil e descarte o que não tiver mais uso.

 2. Otimize os espaços disponíveis geometricamente

Essa dica pode ser explicada de forma simples: Aproveite o espaço vertical. “Explorar a verticalidade ajudará a encontrar espaço para acomodar e guardar objetos, decorar e até mesmo criar elementos estéticos interessantes no ambiente

Organize suas coisas em recipientes de plástico de forma prática que possa ser guardado na vertical, separe por itens, etiquete de forma visível  e tente encaixar naqueles cantos que geralmente sobram.

3. Tenha móveis com mais de uma finalidade e de tamanhos em escala

Além dos móveis que podem servir como guarda-tudo, procure aqueles que têm mais de uma função doméstica, como sofás-cama ou futons. Os móveis também devem ser condicentes com o espaço, então, prefira os que têm dimensões menores, uma boa ideia é ir à lojas de mobília infantil, pois lá as peças possuem tamanho reduzido.

Escolha móveis que são mais altos que largos, também. E não deixe de explorar suas paredes, principalmente, no alto. Para sua TV, um painel acoplado na parede será muito melhor que uma estante, por exemplo. As prateleiras são suas principais companheiras quando se trata de economizar espaço, nelas você pode incluir peças de decoração, livros etc.

  

 4. Transforme objetos úteis em decoração

As peças multiuso se tornaram bastante populares nos últimos tempos e com certeza você já deve ter visto algumas por aí. Além de versáteis, elas não ficam atrás no quesito beleza e são ideais para espaços pequenos.

Mesas laterais que viram mesas de jantar, sofás-cama, estantes divisórias de ambiente e escadas com gaveteiro são alguns exemplos. Vale de tudo para que as peças se transformem de acordo com as necessidades!

Utilize os objetos e pertences necessários à rotina doméstica, como eletrodomésticos e caixas organizadoras, para compor a decoração do ambiente.

5. Use espelhos

 Essa é uma das melhores soluções para a otimização de espaços residenciais. Usar espelhos de grandes dimensões em alguns ambientes é uma boa maneira de proporcionar sensação de amplitude.

O ideal é que eles sejam instalados em ambientes nos quais você não fica muito; do contrário, podem promover um certo desconforto. Caso não queira uma parede inteira de espelhos, um grande e apoiado no chão já cumpre bem a função.

6. Aproveite cada canto

A otimização de espaços residenciais pode soar como um monstro de sete cabeças, no começo. Mas seguindo dicas como essas, logo você percebe que a tarefa é bem simples na verdade.

Créditos de imagem: Pinterest

Gostou desse artigo e quer ficar por dentro de outras dicas de decoração? Siga nossas páginas e continue acompanhando o blog da Baliza Construtora.

LEIA TAMBÉM

Confira as notícias da Baliza e o seu segmento de mercado.

Chaves do novo imóvel na mão

O que é o Habite-se?

É chamado de Habite-se a certidão expedida pelas prefeituras municipais declarando que as obras de uma edificação (casa, prédio ou salão) estão prontas e podem ser habitadas. Além

Baliza News

Preencha os dados abaixo para receber todas as novidades.

Detalhe logo Baliza Construtora
Conheça a Política de Privacidade da Baliza Construtora.
WeCreativez WhatsApp Support
Preencha os campos abaixo para iniciar o chat conosco pelo WhatsApp!
Olá! Como posso ajudar?