Juros de obra: O que é? E por que é cobrado?

Se você comprou ou deseja comprar um imóvel na planta, vai se deparar com os chamados “juros de obra”, taxa de obra ou taxa de evolução de obra. Todos as formas estão corretas, e referem-se a mesma coisa.

Mas o que são Juros de obra?

Juros de obra, nada mais são do que os encargos cobrados pelo banco ao qual a construtora tomou o empréstimo para a construção do empreendimento, e que são repassados aos compradores do imóvel na planta.

Trocando em miúdos, quando você assina o contrato de compra de um imóvel na planta, via financiamento, você automaticamente está comprando uma pequena fração daquele terreno onde a construção está ocorrendo. Os juros de obra são cobrados em cima dessas frações. Por isso, conforme a obra evolui, os valores crescem também. Esse é o motivo pelo qual os juros de obras também são chamados de taxa de evolução de obra.

Em outras palavras, durante o período em que o empreendimento está sendo construído, o banco libera progressivamente (aos poucos) o montante financiado (pelo comprador/consumidor) à Construtora, de acordo com a evolução da obra. Sobre tais quantias incide a taxa de juros do contrato de financiamento, a qual é paga mensalmente pelos financiados (compradores) ao banco.

Até quando devo pagar os juros de obra?

O pagamento dos juros de obra começa a partir da assinatura do contrato de financiamento, e é feito mensalmente até o registro do habite-se na matrícula do imóvel, o que normalmente ocorre 30 a 45 dias depois da emissão do habite-se e entrega das chaves. Momento este, que o consumidor começa a pagar pelas parcelas do financiamento propriamente dito e encerra-se o pagamento dos juros de obras. Quem faz essa mudança de cobrança, é o próprio banco.

Os juros de obra costumam custar cerca de até 80% do valor da primeira parcela do financiamento. Então, esteja atento ao valor que estão propondo para você e peça para o gerente do seu banco te explicar o cálculo.

Agora que você já sabe tudo sobre juros de obras, é só dar uma espiadinha em nosso site e escolher o empreendimento que mais lhe agrada para chamar de lar!